segunda-feira, 16 de maio de 2016

TEXTOS 9º ANO (16.05.2016)

Texto l

O QUE É SER EMPREENDEDOR

Adriane Alvarenga da Rocha Pombo

O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942 associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista tem  como característica inerente, uma força que ele denomina de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele denominou de empreendedor.

Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do  desejo,  e parte para a ação. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” Filion. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e  imaginação. Seguindo este raciocínio; a professora Maria Inês Felippe defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.

 Maria Inês define empreendedor como sendo: “aquele  capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos, sempre pronto para trazer e gerir novas ideias, produtos, ou mudar tudo o que já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às suas ideias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do mercado.”

(...)

Na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola, amigos, trabalho,sociedade vai favorecendo o desenvolvimento  de alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo  da  vida, muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da relação  constante  entre  os talentos e características individuais e o meio em que vive.



TEXTO II


NÚMERO DE EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS CRESCE 84% NO BRASIL

Dois milhões e meio de brasileiros legalizaram o próprio negócio nos últimos três anos. Mulheres já são quase metade dos empreendedores individuais.
Renata Capucci - Rio de Janeiro

Uma pesquisa do Sebrae,  feita com 11.500 pessoas entre março e abril, revelou que o número de empreendedores individuais cresceu 84% no país.  Hoje são 2,5 milhões de pessoas que saíram da informalidade. A expectativa é de que sejam quatro milhões até 2014.

As brasileiras têm dado uma contribuição fundamental nesse mercado de trabalho. Elas já são 46% dos empreendedores individuais e dominam algumas das atividades mais escolhidas. A área de serviços de estética e beleza é a que mais cresceu entre 2011 e 2012: 132%.

Há um ano a empreendedora Vanessa Brito formalizou seu negócio e só viu o faturamento crescer. O que era uma lojinha acanhada na Cidade de Deus, cresceu, apareceu e prosperou.

Hoje ela vende produtos pra cabelo no varejo, no atacado para profissionais de salão e expandiu o negócio: montou seu próprio salão nos fundos da loja onde dá cursos de reciclagem e aperfeiçoamento sobre novas técnicas e tinturas.

"Mais de 70% dos pesquisados querem crescer, não querem ficar pequenininho, querem ter mais mercado, poder crescer, quem sabe poder ser uma micro e pequena empresa no futuro", declara Luiz Barreto, presidente do Sebrae.

Algumas vantagens de ser tornar um empreendedor individual é que ao se formalizar a pessoa passa a ter uma identidade empresarial com o número do CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.


Desta forma, é possível negociar com outras empresas, passar nota fiscal, ter mais facilidade no acesso a crédito bancário. Além disso, o empreendedor terá direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença maternidade.

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