Texto l
O QUE É SER EMPREENDEDOR
Adriane Alvarenga da Rocha Pombo
O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo,
socialismo e democracia”, publicado em 1942 associa o empreendedor
ao desenvolvimento econômico. Segundo ele, o sistema capitalista
tem como característica inerente, uma força que ele denomina de
processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no
desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados;
em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo. Pela definição
de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na
figura do que ele denominou de empreendedor.
Numa visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que
inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes,
aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para
a ação. “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”
Filion. Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz
novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.
Seguindo este raciocínio; a professora Maria Inês Felippe defende a ideia de
que o empreendedor, em geral, é motivado pela autorrealização e pelo desejo de
assumir responsabilidades e ser independente. Considera irresistíveis os novos
empreendimentos e propõe sempre ideias criativas, seguidas de ação. A
autoavaliação, a autocrítica e o controle do comportamento são características
do empreendedor que busca o autodesenvolvimento. Para se tornar um empreendedor
de sucesso, é preciso reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar,
liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos.
Maria Inês define empreendedor como sendo:
“aquele capaz de deixar os integrantes da empresa surpreendidos,
sempre pronto para trazer e gerir novas ideias, produtos, ou mudar tudo o que
já existe. É um otimista que vive no futuro, transformando crises em
oportunidades e exercendo influência nas pessoas para guiá-las em direção às
suas ideias. É aquele que cria algo novo ou inova o que já existe e está sempre
pesquisando. É o que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na
melhoria dos produtos e serviços. Suas ações baseiam-se nas necessidades do
mercado.”
(...)
Na verdade ninguém nasce empreendedor. O contato com família, escola,
amigos, trabalho,sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de
alguns talentos e características de personalidade e bloqueando ou
enfraquecendo outros. Isso acontece ao longo da vida,
muitas vezes ao acaso, pelas diversas circunstâncias enfrentadas. O
empreendedor é um ser social, e assim sendo é fruto da
relação constante entre os talentos e
características individuais e o meio em que vive.
TEXTO II
NÚMERO DE
EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS CRESCE 84% NO BRASIL
Dois milhões e meio de brasileiros legalizaram o
próprio negócio nos últimos três anos. Mulheres já são quase metade dos
empreendedores individuais.
Renata
Capucci - Rio de
Janeiro
Uma pesquisa do
Sebrae, feita com 11.500 pessoas entre março e abril, revelou que o
número de empreendedores individuais cresceu 84% no país. Hoje são
2,5 milhões de pessoas que saíram da informalidade. A expectativa é de que
sejam quatro milhões até 2014.
As brasileiras
têm dado uma contribuição fundamental nesse mercado de trabalho. Elas já são
46% dos empreendedores individuais e dominam algumas das atividades mais
escolhidas. A área de serviços de estética e beleza é a que mais cresceu entre
2011 e 2012: 132%.
Há um ano a
empreendedora Vanessa Brito formalizou seu negócio e só viu o faturamento
crescer. O que era uma lojinha acanhada na Cidade de Deus, cresceu, apareceu e
prosperou.
Hoje ela vende
produtos pra cabelo no varejo, no atacado para profissionais de salão e
expandiu o negócio: montou seu próprio salão nos fundos da loja onde dá cursos
de reciclagem e aperfeiçoamento sobre novas técnicas e tinturas.
"Mais de
70% dos pesquisados querem crescer, não querem ficar pequenininho, querem ter
mais mercado, poder crescer, quem sabe poder ser uma micro e pequena empresa no
futuro", declara Luiz Barreto, presidente do Sebrae.
Algumas
vantagens de ser tornar um empreendedor individual é que ao se formalizar a
pessoa passa a ter uma identidade empresarial com o número do CNPJ, o Cadastro
Nacional da Pessoa Jurídica.
Desta forma, é
possível negociar com outras empresas, passar nota fiscal, ter mais facilidade
no acesso a crédito bancário. Além disso, o empreendedor terá direito a
benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença
maternidade.
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