1.
De
acordo com as indicações entre parêntese, acrescente advérbios nas frases a
seguir. Observe a diferença de sentido que eles acarretam nos enunciados e
adapte o que for necessário.
a.
Gosto
de sorvete (advérbio de dúvida)
b.
Gosto
de sorvete (advérbio de intensidade)
c.
Gosto
de sorvete (advérbio de afirmação)
2.
Imagine
a confusão que seria se uma barata entrasse em sua sala de aula e começasse a
voar e a andar de um lado para o outro. O texto que segue foi propositalmente
modificado para que você recrie. Reescreva-o, preenchendo as lacunas com
advérbios ou locuções adverbiais com o sentido indicado entre parênteses.
BARATA TONTA
_________________, (tempo)
ENQUANTO COMIA MAÇÃ,
VI UMA BARATA
SAIR __________________ (lugar)
E SE ESCONDER
____________________. (lugar)
____________________,(tempo)
A BARATA SAIU DE _____ (lugar)
E, _________________, (modo)
FOI __________________. (lugar)
AÍ, NÉ, A BARATA LIGEIRA
CORREU PARA O PÉ DA GELADEIRA.
_________DISSO, A BARATINHA (tempo)
FEZ UM REBULIÇO _____________. (lugar)
DA GELADEIRA ____________,
(lugar)
DO FOGÃO ________________,
(lugar)
DA PIA _________________,
(lugar)
DA MESA_________________,
(lugar)
DA CADEIRA _______________,
(lugar)
DA MESA _________________,
(lugar)
DA PIA PARA O FOGÃO,
DO FOGÃO PARA A GELADEIRA.
ESSA CONFUSÃO
DUROU ___________________,
(tempo)
ATÉ QUE CHEGOU
UM CHINELO VALENTÃO
E ACABOU
COM A BRINCADEIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário