domingo, 15 de maio de 2016

ATIVIDADE 8º ANO (16.05.2016)

1.     1. Faça a análise sintática frases abaixo de acordo com o modelo.
A.     Ana fica cansada ao ler.
- sujeito simples: Ana
- predicado nominal: fica cansada ao ler (v. de ligação)
- núcleo do predicado nominal: cansada (predicativo do sujeito)
- verbo de ligação: fica
- adjunto adverbial de modo: ao ler
B.     Os argumentos da aluna foram excelentes.
C.     Rita Lee e Simone cantaram seus maiores sucessos ontem no Anhembi.
D.    Ela tinha certeza da volta da irmã.
E.     Os fiéis assistiram atentos à palestra do ancião.
F.     A nova praça precisa de um guarda.
G.    Isso resolve todos os problemas da nossa vida.

2.      2. Sublinhe e classifique as orações subordinadas das sentenças a seguir:
a) O importante é que todos estejam aqui bem cedo.
b) É importante que todos estejam aqui bem cedo. 
c) Todos nos pediram que trouxéssemos as crianças também. 
d) Nunca me esqueci de que você me traíra.
e) Tenho aversão a que me critiquem.
f) O jovem advogado persuadiu o acusado de que a causa ainda não estava perdida.
g) Começou a parecer-me que a primeira impressão não tinha sido justa.
h) Confesso-lhe que me detive alguns minutos olhando-o fascinado.
i)  Parece que vai chover hoje à noite.
j) Por favor, Cláudio, necessito de que me faças um favor.
k)Vou lhe contar uma coisa: você está com as calças rasgadas. 



4 comentários: