BOLO FORMIGUEIRO
PAULA E ANDRÉ ACORDARAM
FELIZES NAQUELE DIA. AFINAL ERA SEXTA-FEIRA. E TODA A SEXTA-FEIRA TINHA BOLO
GOSTOSO NA CASA DELES.
PARECIA REALMENTE QUE SERIA MAIS UMA SEXTA COMO
TODAS AS OUTRAS, ATÉ QUE SOUBERAM QUE O BOLO QUE SUA MÃE FARIA CHAMAVA-SE
FORMIGUEIRO.
OS DOIS FICARAM PENSANDO QUE TAL BOLO SERIA AQUELE. ENTÃO, DECIDIRAM
OBSERVAR SUA MÃE PARA QUE PUDESSEM DESCOBRIR SE NO BOLO IAM FORMIGAS DE
VERDADE.
QUANDO A MÃE DE PAULA E ANDRÉ COMEÇOU A FAZER O BOLO, OS DOIS FORAM
ESPIAR. ELES PERCEBERAM QUE JUNTO DOS INGREDIENTES HAVIA UM PACOTE CHEINHO DE
COISINHAS PRETAS E ACHARAM QUE ERAM FORMIGAS.
O BOLO FICOU PRONTO. MAS QUEM DISSE QUE ELES QUERIAM COMER?
A MÃE FICOU PREOCUPADA, POIS SABIA QUE ELES ADORAVAM BOLO E FOI LOGO
PERGUNTANDO POR QUE NÃO COMIAM. DEPOIS DA EXPLICAÇÃO A MÃE RIU MUITO E MOSTROU
A ELES QUE O QUE VIRAM NÃO ERAM FORMIGAS NO PACOTE, MAS SIM CHOCOLATE
GRANULADO.
COMPREENSÃO DE TEXTO E GRAMÁTICA
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAL É O TEMA DO TEXTO?
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS?
4) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
5) QUAL FOI A CONFUSÃO QUE OCORREU NA
HISTÓRIA?
6) QUEM E COMO FOI RESOLVIDA ESSA
CONFUSÃO?
7) ENCONTRE NO TEXTO E REGISTRE O QUE
SE PEDE:
A.
TRÊS ADJETIVOS:
_____________________________________
B.
DOIS SUBSTANTIVOS COMUNS:
_________________________
C.
DOIS SUBSTANTIVOS PRÓPRIOS:
_______________________
D.
UMA PALAVRAS ESCRITAS COM CH:
____________________
E.
UMA PALAVRAS POLISSÍLABA:
_________________________
F.
UMA PALAVRAS ESCRITAS COM SS:
____________________
8) ENCONTRE NO TEXTO VERBOS NO
INFINITIVO, ESCREVA-OS ABAIXO E CONJUGUE-OS NO PRESENTE, PASSADO E FUTURO.
9) ESCREVA UM ADJETIVO PARA CADA
PALAVRA ABAIXO:
A.
CRIANÇAS:
________________________________
B.
BOLO:
____________________________________
C.
MÃE:
_____________________________________
D.
PACOTE:
_________________________________
E.
DIA:
______________________________________
10) OBSERVE AS PALAVRAS ABAIXO E
ESCREVA-AS NO LOCAL CORRETO:
COMER – CAMISETA – ELEGANTE – MUSCULOSO
– CIDADE – ALUNOS – GABRIELA – SALA – ESCREVER – GRANDE – BONITA – COMIDA –
ESPECIAL – ANDAR – SUBIR – MÚSICA – CARTAZ – TOMATE – CORTAR – PÉ
A.
SUBSTANTIVOS:
B.
ADJETIVOS:
C.
VERBOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário