sábado, 18 de junho de 2016

ATIVIDADE 6º ANO (17.06.16)

VAMOS EXERCITAR.
          A.    Complete as frases:
          1.      Os pronomes pessoais que representam a pessoa que fala são: _________ e _________.
          2.     Os pronomes pessoais que representam a pessoa com quem se fala são: _________ e _________.
          3.     Os pronomes pessoais que representam a pessoa de quem se fala são: _________, _________, _________ e _________.

B.    Substitua as expressões sublinhadas por pronomes pessoais correspondentes:
1. O pai não sabia o que era plebiscito. ______________________
2. A mãe limpava a gaiola do canário. _______________________
3. As meninas saíram da sala. ____________________________
4. Os meninos liam histórias em quadrinhos. _________________
5. A gaiola estava muito suja. _____________________________
6. O canário cantava alegremente. _________________________
7. Maria saiu. ________________________________________
8. O professor faltou. __________________________________
9. As alunas entenderam a explicação? ______________________
10. José e Pedro estudaram muito. _________________________
11. Eu e Mário fomos ao teatro. ___________________________
12. Tu e João sois o sal da terra. ___________________________

C.     Substitua as expressões sublinhadas, pelos pronomes oblíquos correspondentes a cada pessoa gramatical, fazendo a construção correta da frase:
1. Eu esqueci eu mesmo do caderno. ________________________
2. Irei com tu ao cinema. _________________________________
3. Eu cuidarei de tu, minha filha! ____________________________
4. Eu devolverei o livro para ele___________________________
5. Ele levou a mala. _____________________________________
6. Não reconheci ela. ____________________________________
7. Trouxeste este presente para eu? _________________________
8. Eu não encontrei ele, porque já havia saído. _________________
9. Nós vimos João no cinema. _____________________________
10. Você resolveu aqueles problemas? ______________________

D.    . Preencha as lacunas com um dos pronomes oblíquos: me, mim, comigo, te, ti, contigo.
1. Você sairá _________________?
2. Eu não ____________ lembrei da prova.
3. Este presente é para __________?
4. Entregue _________ o livro amanhã.
5. O professor _________ explicará melhor a lição.
6. Recorrerei a ________ sempre que eu precisar.
7. Iremos _____________ à missa.
8. Minha filha, sempre pensa em _______.



Nenhum comentário:

Postar um comentário